TECNICLIMA – 30 anos

Tecniclima 2024
30 Anos - C 563x353

No 30º aniversário, a TECNICLIMA revê com orgulho o seu percurso e evolução.

Faça aqui o download da Nesletter nº 121

Fundada a 10 de Setembro de 1985, como empresa de projectos, cresceu, diversificou-se e é hoje considerada uma das mais completas empresas do mercado.

 A diversificação dos seus serviços, fruto de anos de experiência e competência, permitem à TECNICLIMA oferecer aos seus clientes soluções globais personalizadas, em vez das tradicionais relações comerciais.

 Dedica-se de modo transversal a todas as áreas de negócio, passando por áreas tão diversas como a concepção e projecto, a instalação, a manutenção e assistência técnica, a higiene ambiental (TECNICLIMA), a distribuição dos equipamentos MKC (CLIMA PORTUGAL), a Consultadoria em Eficiência Energética e Qualidade do Ar Interior (ABOUT ENERGY) e a comunicação e imagem (CLIMANET).

 

TECNICLIMA - 30 anosUm Pouco de História

Em 1985, nasce a TECNICLIMA como uma empresa de consultoria e projecto.

Em 1987, a TECNICLIMA inicia o seu processo de expansão, dedicando-se simultaneamente ao Projecto, à Instalação e à Assistência Técnica.

Em 1988, a TECNICLIMA dá um passo importante, desafiando um concurso internacional, e conseguindo obter o contrato para a recuperação e remodelação do antigo paquete Infante D. Henrique, passou a navegar em águas americanas com o nome de Vasco da Gama. Foi pela sua dimensão, complexidade e prazo uma obra de referência. Este trabalho foi contratado na modalidade de concepção/construção, dando início a uma das mais fortes áreas da TECNICLIMA dos últimos 30 anos a pensar, projetar, instalar, manter e fornecer assistência às instalações, garantindo ao cliente a qualidade total do seu investimento.

climaportugalEm 1997, aceita o desafio de um dos maiores fabricantes da China, a HAIER, e constituiu uma nova empresa, a CLIMAPORTUGAL, que o passou a representar em Portugal.

logo_climanetEm 1997, atenta à necessidade de desenvolver e consolidar as suas estruturas entrou na área da comunicação, e apresentou ao mercado o portal CLIMANET. Interrompeu o projeto para evitar duplicação de conteúdos com a Revista “Climatização”, da qual foi cofundador, e regressou com uma nova dinâmica em 2015, preenchendo um vazio na área da comunicação – transmitir informação prática e objetiva, conhecimento e experiência, assumindo-se como uma prática ferramenta de consulta e trabalho.
mkcEm 1998, a CLIMAPORTUGAL redefine a estratégia e, beneficiando do vasto conhecimento do mercado chinês, cria a sua própria marca, a MKC. Passa a produzir na China os seus próprios equipamentos de ar condicionado, e alargou a sua gama de produtos, desenvolvendo de base uma completa gama de equipamentos de filtragem electrostática. Entrou na área do ambiente, área onde desde sempre se assumiu como a marca de referência nesta área.

Em 2004 apresentámos um programa completo de Higiene Ambiental, sólido e bem suportado, com uma visão consciente e inovadora da problemática da Qualidade do Ar Interior, tendo contado com o apoio dos Laboratórios de Microbiologia da Faculdade de Farmácia de Lisboa.

Temos, desde sempre, uma visão consciente e inovadora acerca da problemática da Qualidade do Ar Interior, com a avaliação prévia das instalações a nível físico, químico e microbiológico, a limpeza das instalações quando necessário (garantida por um sistema inovador de escovagem mecânica monitorizada ou pelo sistema de limpeza criogénica) e, quando necessário, a desinfeção.

about_energyEm 2006, com a entrada em vigor da Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior em Edifícios, passou a dispor de um completo serviço nesta área, criando a marca ABOUT ENERGY. Uma nova marca, um novo serviço – a Legislação veio a dar-nos razão, a qualidade e o rigor eram necessários.

Em 2010, e antevendo a crise que todos conhecemos, preparou-se para “Uma gestão em Tempo de Crise”, e sabendo que a crise afetaria todos, e que uns se tinham de preparar e acreditar, enquanto outros desistiam. O mercado mudou, mas a estratégia da TECNICLIMA manteve-se na Prioridade à Competência, Responsabilidade e Qualidade, muita Especialização. Sempre tivemos Confiança no Futuro. Sabíamos que uma otimização eficaz não se podia apenas centrar em mudanças ligeiras numa estrutura que funcionava bem, mas sim na adaptação de toda a filosofia da empresa aos futuros desafios e às novas necessidades do mercado. Criámos uma equipa diretamente ligada à gerência que, de modo independente e cooperativo, trabalhou diariamente com os diferentes sectores produtivos da empresa, melhorando métodos e tempos, modernizando continuamente todos os seus serviços. Encarámos com tranquilidade os novos desafios do mercado.

2015 – Começa uma nova “era” aos 30 Anos, resultado da continuidade e da sua competência.
Cientes das dificuldades do mercado, mas confiantes no seu desempenho e solidez, vamos voltar a crescer, e apresentaremos, durante o ano de 2016, mais serviços e mais produtos. Como sempre, pretendemos cimentar a nossa Estrutura Empresarial com uma elevada dimensão tecnológica. Damos prioridade à otimização de todos os processos, assentes em poderosos sistemas de gestão, como tem sido uma prioridade constante.

Um percurso, apostado na continuidade

Ao longo dos anos, a TECNICLIMA, apoiada nos seus quadros, com muita experiência e competência na área da instalação (com várias obras de referência no curriculum pela sua complexidade e dimensão), definiu a estratégia e expandiu as suas competências e responsabilidades, com a prioridade permanente em acompanhar e satisfazer todas as necessidades dos seus clientes.

Ao longo dos anos, a TECNICLIMA sempre foi um fornecedor de serviços,  sempre acreditou que o âmbito da oferta destes se refere diretamente às suas competências. Sempre acreditou que são os clientes os principais reguladores do funcionamento do mercado. Sempre deu, ao longo dos seus 30 anos, a maior prioridade ao seu bom desempenho global: qualidade e capacidade técnica, cumprimento dos prazos, garantia dos equipamentos e das instalações, manutenção e fiscalização.

Como saldo dos últimos 30 anos, ao apostar na capacidade técnica, A TECNICLIMA sempre pôde assegurar projetos completos (Conceção e Implementação) com a responsabilização de uma única entidade. E sempre acreditou que quem conseguir assegurar estes serviços conseguirá, simultaneamente, um melhor desempenho na obra – Sempre acreditámos que é este o nosso caminho.

É esta a estratégia que nos garante a solidez e eficácia por todos reconhecida, e que nos faz acreditar no futuro com objectividade e tranquilidade. Estamos conscientes dos novos desafios mas sentimo-nos preparados e motivados, transmitindo essa confiança aos nossos clientes.

Há 30 anos pensámos numa estrutura completa, e hoje estamos conscientes de ter alcançado esse objectivo, de um modo sério e eficaz. E continuar a trabalhar diariamente para sermos cada vez mais competentes e o parceiro preferencial dos nossos Clientes.

Num ano de festa, 30 anos são 30 anos, agradecemos a todos os nossos clientes, fornecedores e parceiros, conscientes que foi a qualidade de todas essas parcerias que nos permitiu chegar tranquilamente até aqui. Obrigado a todos, vamos continuar.

Mário Fernandes de Carvalho

Gerente da TECNICLIMA

Destaques

A importância do Ar que respiramos

A renovação do ar é fundamental para que se possa controlar a qualidade do ar que respiramos, que facilmente podemos medir pela concentração de dióxido de carbono, CO2, nos espaços.

LER +

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da TECNICLIMA