Introdução
Falar de Manutenção é antes de mais Falar de Técnica.
A Manutenção há muito deixou de ser a ideia que os equipamentos só eram intervencionados quando avariavam ou deixavam de funcionar.
Na época pós-industrial, a prevenção de avarias e o mau desempenho não faziam parte da estratégia. Era a habilidade na reparação e na substituição dos componentes avariados que valorizava o técnico, numa filosofia própria da época, em que a formação era conseguida com base da prática do executante. Era a mexer que se aprendia. Equipamentos limpos e operacionais significavam falta de uso.
O caminho não é esse! Para nós, o Objetivo deixou há muito de ser reparar avarias, para ser EVITAR QUE AS AVARIAS ACONTEÇAM.
A TECNICLIMA tem uma vasta experiência neste sector e conta com a confiança dos seus clientes desde 1985.
Manutenção Preventiva
A manutenção de equipamentos e instalações é fundamental para garantir a eficiência do desempenho das instalações técnicas, aumentando o tempo médio entre avarias e prolongando a vida útil dos equipamentos e para não comprometer os requisitos da Qualidade do Ar Interior.
Para nós, o Objetivo deixou há muito de ser reparar avarias, para ser EVITAR QUE AS AVARIAS ACONTEÇAM.
Um dos aspetos mais importantes para o bom desempenho e fiabilidade de uma instalação mecânica, é sem dúvida a qualidade da Manutenção dos Equipamentos e dos Sistemas. Essa Qualidade depende da sua preparação, da competência dos técnicos e do seu controlo.
A TECNICLIMA tem uma vasta experiência neste sector e conta com a confiança dos seus clientes desde 1985.
Condução e Pós-Venda
Após a conclusão de uma instalação é fundamental não esquecer a manutenção adequada dos equipamentos. Dessa manutenção dependerá a vida útil dos equipamentos e o bom desempenho da instalação.
Um contrato de manutenção poderá assegurar simultaneamente a manutenção/revisão dos equipamentos e a reparação (assistência) desses, em caso de avaria.
Em instalações mais complexas, que exija uma complexa exploração, poderá ser contratada a condução da instalação – técnicos externos podem garantir o bom funcionamento das instalações.
A TECNICLIMA tem uma vasta experiência neste sector e conta com a confiança dos seus clientes desde 1985.
Desinfeção de Sistemas e Locais
Nas operações de manutenção é necessário proceder-se à cuidada limpeza dos sistemas. Sem que haja justificação não serão aplicados químicos para a desinfeção do ar ambiente.
No caso de necessidade, ou suspeita da presença de microrganismos nocivos, serão efetuadas análises ao ar ambiente e estudada, a confirmar-se a suspeita e depois de identificado o problema, a forma mais adequada de atuação.
A TECNICLIMA tem uma vasta experiência neste sector e conta com a confiança dos seus clientes desde 1985.
Limpeza Condutas de Ar
Num sistema de ar condicionado, ventilação ou exaustão de fumos a rede de condutas deve ser mantida em boas condições higiénicas.
A limpeza de uma rede de condutas poderá ser efetuada por vácuo controlado (aspiração).
Em casos onde se justifique, poderá ser efetuada uma limpeza por ação mecânica direta, através da escovagem remota com recurso a varetas rotativas e flexíveis especiais, ou robots de limpeza.
A ação de escovagem é a mais eficaz na remoção de detritos secos.
A TECNICLIMA tem uma vasta experiência neste sector e conta com a confiança dos seus clientes desde 1985.
TSM - Tecniclima Smart Management
De forma a melhorar continuamente os seus serviços, a TECNICLIMA implementou um novo serviço INTRANET, em que os técnicos comunicam, em tempo real, com o seu gestor de manutenção todas as ações necessárias.
O serviço TSM foi atualizado, possibilitando a comunicação em tempo real, através de uma Intranet própria. É controlado permanentemente por um gestor de manutenção dedicado, com as qualificações adequadas (TRM). Desta forma é possível identificar os equipamentos, ajustar de imediato as tarefas de manutenção necessárias, e tratar atempadamente eventuais avarias.
Esta metodologia acelera o processo de reporte (Intranet TSM) de avarias entre os diferentes intervenientes da TECNICLIMA, enquanto fornece ao técnico todas as informações necessárias para a execução do serviço de forma eficiente e sem perda de dados pelo caminho. Fica tudo centralizado, fácil de aceder e de gerir.
Está disponível online uma funcionalidade HELPDESK, disponível no computador, no tablet e no telemóvel, que permitirá aos clientes interagirem diretamente com o Gestor de Manutenção.
Estará disponível para o cliente um Relatório de Manutenção com o estado do seu equipamento e das suas instalações – poderá desta forma tomar, atempadamente, as decisões mais adequadas.