Qualidade do Ar Interior
A TECNICLIMA, atenta às necessidades dos seus Clientes, presta desde 2005 um serviço complementar na área do controlo microbiológico, limpeza de condutas (húmidas e secas) e higienização de sistemas de ar condicionado e ventilação, intervindo nos equipamentos, nas redes de distribuição e no ambiente.
1 • Análise da Qualidade do Ar Interior (QAI)
A TECNICLIMA propõe-se analisar parâmetros básicos da Qualidade do Ar Interior, tais como medições da Temperatura e da Humidade Relativa, cálculo da percentagem de Ar Exterior (renovações de ar) e níveis de CO2 presentes no Ar. Esta análise refere-se a parâmetro físico (temperaturas, e humidades) e químico (taxas de renovação, quantidade do CO2 e CO presentes na atmosfera).
Adicionalmente, no âmbito do RECS (Portaria 353-A/2013), serão analisados todos os parâmetros regulamentares, ou seja:
Toda a informação será objeto de um relatório com base nos elementos medidos. Serão apresentadas estatísticas, incluindo média, valores máximos e mínimos.
A avaliação dos parâmetros microbiológicos, nomeadamente pesquisa e quantificação de bactérias, fungos e leveduras, será feita através de protocolos de colaboração com laboratórios de referência.
Na generalidade, as colheitas ao ar serão efetuadas com equipamento específico – Biocoletor MAS 100 acompanhado de meios de cultura seletivos para os microrganismos em estudo e as colheitas às superfícies pelo método da Zaragatoa e/ou pelo método da placa de contacto.
No que respeita à identificação e quantificação das estirpes serão utilizados meios de cultura e temperaturas adequadas ( Plate Count Agar para bactérias e Sabouraud Chloramphenicol para fungos e leveduras).