20º aniversário TECNICLIMA
No 20º aniversário, a TECNICLIMA revê com orgulho o seu percurso e evolução.
Fundada a 10 de Setembro de 1985, como empresa de projectos, cresceu, diversificou-se e é hoje considerada uma das mais completas empresas do mercado.
A diversificação dos seus serviços, fruto de anos de experiência e competência, permitem à TECNICLIMA oferecer aos seus clientes soluções globais personalizadas, em vez das tradicionais relações comerciais.
Dedica-se de modo transversal a todas as áreas de negócio, passando por áreas tão diversas como a concepção e projecto, a instalação, a manutenção e assistência técnica, a higiene ambiental, a distribuição dos equipamentos MKC (CLIMAPORTUGAL), e a comunicação e imagem (CLIMANET).
TECNICLIMA – 20º aniversário, Um Pouco de História
Em 1985, nasce a TECNICLIMA como empresa de consultoria e projecto.
Em 1987, a TECNICLIMA inicia o seu processo de expansão, dedicando-se simultaneamente ao Projecto, à Instalação e à Assistência Técnica.
Apoiada nos seus quadros, com experiência na área da instalação (com várias obras de referência no curriculum pela sua complexidade e dimensão), definiu a estratégia e expandiu as suas competências e responsabilidades. Tinha presente a importância de acompanhar todas as necessidades dos seus clientes
A TECNICLIMA sempre foi um fornecedor de serviços, e o âmbito da oferta destes refere-se directamente às suas competências. Sempre acreditou que são os clientes os principais reguladores do funcionamento do mercado. E tinha que se reflectir sobre questões fundamentais para um bom desempenho global: qualidade e capacidade técnica, cumprimento dos prazos, garantia dos equipamentos e das instalações, manutenção e fiscalização.
Ao se apostar na capacidade técnica, pode-se assegurar um projecto completo (Concepção e Implementação) com a responsabilização de uma única entidade. Quem conseguir assegurar estes serviços conseguirá, simultaneamente, um melhor desempenho na obra. E sempre acreditámos que era este o caminho.
Em 1988, a TECNICLIMA dá um passo importante, desafiando um concurso internacional, e conseguindo obter o contrato para a recuperação e remodelação do antigo paquete Infante D. Henrique, que hoje navegar em águas americanas com o nome de Vasco da Gama. Foi pela sua dimensão, complexidade e prazo uma obra de referência. Este trabalho foi contratado na modalidade de concepção/construção, dando início a uma das mais fortes áreas da TECNICLIMA dos últimos 20 anos ¾ pensar, projectar, instalar, manter e fornecer assistência às instalações. E garantir ao cliente a qualidade do seu investimento.
Com o objectivo de expandir a sua actividade, em 1994 a TECNICLIMA introduz no mercado as primeiras unidades de ar condicionado chinesas. Iniciava-se assim, em Portugal, a distribuição da marca MD (hoje a conhecida Midea), recorrendo à importação directa da China, e garantindo preços de valores muito mais baixos aos seus Clientes.
Em 1997, aceita o desafio de um dos maiores fabricantes da China, a HAIER, e a 24 de Fevereiro constitui uma nova empresa, a CLIMAPORTUGAL. Desde essa data que representou em Portugal esse fabricante.
Em 1998, a CLIMAPORTUGAL redefine a estratégia e, beneficiando do vasto conhecimento do mercado chinês, cria a sua própria marca, a MKC. Passa a produzir na China os seus próprios equipamentos de ar condicionado (MKC), e alarga a sua gama de produtos, desenvolvendo de base uma completa gama de equipamentos de filtragem electrostática. Entrava na área do ambiente.
Atenta à necessidade de desenvolver e consolidar as suas estruturas, em 2000 apresenta ao mercado o portal «CLIMANET». Entrava-se assim na área da comunicação.
A TECNICLIMA aos 20 anos
Para nós, na TECNICLIMA, a optimização de todos os processos, assentes em poderosos sistemas de gestão, tem sido uma prioridade constante.
No 20º aniversário, cientes das dificuldades do mercado, mas confiantes no seu desempenho e solidez, procedemos à reestruturação do grupo de empresas. Adaptamo-nos às novas realidades do mercado, aos novos desafios, e principalmente às novas necessidades dos clientes.
A Organização
Uma optimização eficaz não se pode apenas centrar em mudanças ligeiras, numa estrutura que funcione bem, mas sim na adaptação de toda a filosofia da empresa aos futuros desafios e às novas necessidades do mercado. Criámos uma equipa directamente ligada à gerência que, de modo independente e cooperativo, trabalha diariamente com os diferentes sectores produtivos da empresa, melhorando métodos e tempos, modernizando continuamente todos os seus serviços. Encaramos com tranquilidade os novos desafios do mercado.
Em 2005, enfrentámos com optimismo as dificuldades da economia nacional, aperfeiçoando diariamente a estrutura, e em condições adversas, crescemos.
Foram introduzidas novas ferramentas tecnológicas para uma maior e melhor gestão de informação e meios. Como por exemplo, o CallCenter e o Inosat.
O CallCenter é algo inédito em empresas deste sector.
A TECNICLIMA investe na gestão centralizada de toda a informação recebida e expedida de modo de reduzir tempos de resposta, desimpedir canais de comunicação, e agir como um todo na sua comunicação, independentemente do modo como esta é feita. Controlamos a cada instante todos os processos pendentes.
O INOSAT é um sistema de gestão de frotas por GPS. Vemos nesta tecnologia uma fonte de optimização de recursos, através do controlo e monitorização, em tempo real, da nossa frota automóvel.
Um Passo Certo – A Qualidade do Ar Interior dos Edifícios
Apresentámos um programa completo de Higiene Ambiental, sólido e bem suportado, com uma visão consciente e inovadora da problemática da Qualidade do Ar Interior.
Contamos com as mais modernas tecnologias, com parcerias credíveis, salientando a colaboração com o laboratório de microbiologia da Faculdade de Farmácia de Lisboa.
Temos uma visão consciente e inovadora acerca da problemática da Qualidade do Ar Interior, com a avaliação prévia das instalações a nível físico, químico e microbiológico, a limpeza das instalações quando necessário (garantida por um sistema inovador de escovagem mecânica monitorizada ou pelo sistema de limpeza criogénica) e, quando necessário, a desinfecção.
A Informação
Para nós, a «informação» é um importante factor a ter em consideração. Os clientes e o público em geral devem ter acesso a toda a informação relevante. É este o nosso entendimento.
Neste sentido, a TECNICLIMA coloca à disposição do público um muito completo conjunto de meios de informação on-line.
O www.climanet.pt inaugurado em 2000 tem sido uma referência da informação on-line sobre todo o sector.
Em paralelo, o site www.tecniclima.pt é o espaço on-line da TECNICLIMA, actualmente visitado por milhares de empresas e particulares que aí encontram informação, oportunidades de negócio, e informações respeitante à estrutura sólida e aos serviços da empresa.
A loja e-tecniclima é um espaço onde propomos equipamentos de referência, aos melhores preços.
A Consolidação
A nível de Estratégia, 2005 foi também o ano da consolidação do grupo.
Aproximámo-nos da área da distribuição, colaborando no desenvolvimento de novos projectos, que obrigaram à ampliação do leque de produtos comercializados, nomeadamente no que se refere à oferta de uma vasta diversidade de equipamentos de captação e filtragem de ar, com especial referência para a nova gama de equipamentos de filtragem electrostática.
A CLIMAPORTUGAL oferece uma completa gama destes sistemas, estando toda a informação acessível num catálogo electrónico on-line, em www.climaportugal.pt.
Durante 20 anos demos uma primordial atenção à relação com clientes, fornecedores e parceiros, bem como à eficácia das soluções e serviços que apresentámos.
Apostamos em parecerias fortes, em Portugal e no estrangeiro.
Mantemos uma postura séria e responsável.
Estamos conscientes que a solidez das empresas instaladoras é hoje, não só um factor de credibilidade, mas também uma questão de sobrevivência. E a criteriosa gestão dos créditos é um factor fundamental.
Para minimizar riscos, a TECNICLIMA recorre ao seguro dos seus créditos.
Para reduzir atrasos, e facilitar a gestão da tesouraria, a TECNICLIMA cede parte dos seus créditos, para cobrança, a instituições financeiras.
É esta a estratégia que nos garante a solidez e eficácia por todos reconhecida, e que nos faz acreditar no futuro com objectividade e tranquilidade. Estamos conscientes dos novos desafios mas sentimo-nos preparados e motivados, transmitindo essa confiança aos nossos clientes.
Há 20 anos pensámos numa estrutura completa, e hoje estamos conscientes de ter alcançado esse objectivo, de um modo sério e eficaz.
Veja aqui a publicação: Revista O Instalador, Jan2006
(Revista “O Instalador, Janeiro 2006)