Manutenção Preventiva Certificada

Tecniclima 2024
ManutPreventiva 563x353

Manutenção Preventiva no âmbito do SCE – Sistemas em EDIFÍCIOS

Introdução

Para a TECNICLIMA, o Objetivo deixou há muito de ser reparar avarias, para ser EVITAR QUE AS AVARIAS ACONTEÇAM.

Um dos aspetos mais importantes para o bom desempenho e fiabilidade de uma instalação mecânica, é sem dúvida a qualidade da Manutenção dos Equipamentos e dos Sistemas.

A Qualidade da Manutenção depende da sua preparação e controlo (ler “O que é medido acontece”). Os equipamentos, os sistemas e as instalações têm evoluído ao longo dos tempos, e por isso o conceito e os processos de Manutenção têm de ser ajustados, implementando melhorias nos conceitos, nas práticas e nos métodos.

Sabemos que Falar de Manutenção é antes de mais, Falar de Técnica. A Manutenção há muito deixou de ser a ideia que os equipamentos só eram intervencionados quando avariavam ou deixavam de funcionar. Na época pós-indutrial, a prevenção de avarias e o mau desempenho não faziam parte da estratégia. Era a habilidade na reparação e na substituição dos componentes avariados que valorizava o técnico, numa filosofia própria da época, em que a formação era conseguida com base da prática do executante. Era a mexer que se aprendia. Equipamentos limpos e operacionais significavam falta de uso. O caminho não é esse!

O grande desafio da TECNICLIMA é, por isso, otimizar a ligação da Manutenção Preventiva Total (TPM) com a Manutenção Centrada na Fiabilidade dos Componentes (RCM):

  • desenvolver eficazes sistemas de avaliação, diagnóstico e prevenção;
  • dar formação contínua dos seus técnicos;
  • desenvolver sistemas de controlo (check-Lists, Rotinas, Métodos);
  • Apoio de Ferramentas de gestão operacional, como o TSM – TECNICLIMA SMART MANAGEMENT.
  • trabalhar em equipa com os nossos clientes (avaliar necessidades, avaliar resultados);


A TECNICLIMA está empenhada em garantir a cuidada manutenção das instalações dos seus Clientes, um funcionamento otimizado e permitir alcançar os objetivos pretendidos de conforto ambiental, de QAI e de eficiência energética, conforme definido no DL 118/2013.

Manutenção Preventiva CertificadaDe acordo com a legislação em vigor para este tipo de atividade, a TECNICLIMA (SAC-305/2015) e os seus técnicos são certificados no âmbito do DL 56/2011 e do DL 118/2006 e ainda dispõe de técnicos nível A e B certificados pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente).

Clique aqui para ver:  Certificado SAC-305/2015

Manutenção

É o conjunto de ações necessárias para assegurar o funcionamento de uma instalação nas condições para as quais foi projetada, mantendo a eficiência energética, garantindo a segurança de serviço e a qualidade de ar interior durante o período da sua utilização.

Manutenção Preventiva
É o conjunto de operações periódicas de inspeção, supervisão, monitorização, e manutenção programada previamente para cada instalação, ou equipamento. Tem como objetivo conservar as instalações em boas condições de disponibilidade e funcionalidade, respeitando o meio ambiente e garantindo a qualidade de ar interior e eficiência energética.

Manutenção Corretiva
Atuações, programadas ou não, de reparação ou substituição de elementos, componentes ou equipamentos avariados, fora de tolerâncias, ou em condições precárias de fiabilidade.

Tem como objetivo restaurar uma instalação das condições de fiabilidade iniciais.

Condução e Exploração de Instalações:
Conjunto de atividades correspondentes à gestão e ao uso diário e sistemático de determinadas instalações, incluindo a manutenção preventiva e corretiva, bem como o cumprimento de obrigatoriedades legais.
Faz parte da Condução de Instalações a paragem ou colocação em serviço de instalações, monitorização destas e respetivos registos.

Rotinas:
Conjunto de tarefas genéricas ou específicas de manutenção preventiva ou corretiva a pôr em prática na instalação, de acordo com o PMP – Plano de Manutenção Preventiva – definido.

Programa de Manutenção:
Conjunto de rotinas específicas, de manutenção preventiva, aplicadas com periodicidade numa instalação.

Programa de Manutenção Preventiva – PMP
Plano de Manutenção Preventiva “PMP” é um processo dinâmico, isto é, deve estar permanentemente atualizado e todas as alterações efetuadas registadas.

Do PMP fazem parte um conjunto de documentos e informações obrigatórias que deverão ser detalhadas.

Dossier Técnico do Edifício
É um Dossier que compila toda a informação relativa às instalações sujeitas a manutenção dentro dos edifícios, incluindo toda a documentação das instalações e suas atualizações, o Plano de Manutenção de cada uma dessas instalações, o registo das ações do Plano de Manutenção Preventiva e de todos os trabalhos no âmbito de ações corretivas ou preventivas, a relação dos materiais aplicados e os registos das obrigações legais.

Dimensão do Edifício
Um Plano de Manutenção Preventiva está sempre associado à dimensão da instalação em causa pois, quanto maior a potência térmica instalada e maior a sua complexidade, mais equipamentos de monitorização, rotinas de manutenção e sistemas de controlo serão exigidos.

O Decreto-lei 118/2013, RECS, define dois níveis:

– Instalação até uma Potência Térmica de 100 kW.

– Instalação com uma Potência Térmica superior a 100 kW.

Estes níveis estão diferenciados pelas qualificações do Técnico Responsável pelo funcionamento e pela boa aplicação do “PMP”, bem como pelas qualificações dos Técnicos que executam a manutenção.

Responsável pelo cumprimento do PMP – TIM
Cada Edifício terá um técnico responsável pelo funcionamento, o Técnico de Instalação e Manutenção (TIM), que será o responsável pelo bom funcionamento dos sistemas energéticos de climatização e pela qualidade do ar no interior do edifício. Será ainda o responsável pela boa execução do “PMP”, pela compilação e pela gestão de toda a documentação técnica.

O técnico responsável é credenciado pelo SCE e a sua identificação deve ser colocada em local acessível e bem visível no edifício, com carácter de permanência.

A alteração do responsável técnico deve ser comunicada pelo proprietário ou locatário ao SCE, acompanhada da indicação do novo responsável e respetivo termo de responsabilidade, no prazo máximo de 30 dias.

Técnicos Operacionais previstos no RECS
Os técnicos previstos no RECS (DL 118/2013) são os Técnicos de Instalação e Manutenção de sistemas de climatização (TIM).

Para edifício ou fração autónoma com potências térmicas instaladas superiores a 100 KW, os trabalhos de manutenção devem ser assumidos por um técnico de instalação e manutenção de sistemas de climatização de nível III, devidamente acreditado pelo SCE – TIM III.

Se a potência térmica instalada no edifício ou fração autónoma for inferior a 100 KW, os trabalhos de manutenção podem ser assumidos por um técnico de instalação e manutenção de nível II, devidamente acreditado pelo SCE – TIM II.

O TIM é, assim, o responsável pelo bom funcionamento dos sistemas energéticos de climatização, incluindo a sua manutenção, e pela QAI, bem como pela gestão da respetiva informação técnica. Compete-lhe ainda o acompanhamento de operações de instalação, montagem e assistência técnica.

Concretamente os técnicos instalação e manutenção de sistemas de climatização – TIM – têm, entre outras, as seguintes intervenções: instalação/colocação do equipamento, a montagem de redes, o arranque e receção da instalação, a manutenção preventiva e o diagnóstico e reparação, bem como a higienização de sistemas, limpeza de condutas, recolha de amostras, medição de parâmetros da QAI e a higienização de torres de arrefecimento e sistemas de humidificação.

Inventariação das Instalações
Inventariar todas as instalações e equipamentos numa lógica de “famílias”, “grupos”, “localização”, etc. para que se consiga uma determinada sequência quando da “Codificação”.

Destaques

A importância do Ar que respiramos

A renovação do ar é fundamental para que se possa controlar a qualidade do ar que respiramos, que facilmente podemos medir pela concentração de dióxido de carbono, CO2, nos espaços.

LER +

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da TECNICLIMA