A dimensão de uma empresa pode ser avaliada por dois prismas distintos: a Dimensão Absoluta e a Dimensão Tecnológica.
A Dimensão Tecnológica de uma Empresa não depende da sua dimensão absoluta, como do número de empregados, da faturação absoluta, etc., mas sim da sua capacidade tecnológica e organizativa – da capacidade em garantir as competências adequadas em toda a cadeia produtiva. As empresas com uma Dimensão Tecnológica adequada respondem melhor às necessidades dos mercados naturalmente mais exigentes, onde o controlo e a qualidade do trabalho final é decisivo.
As Empresas de Dimensão Absoluta, são grandes empresas onde os processos perdem-se na cadeia, e acabam geralmente controlados em absoluto por quadros sem a preparação adequada – neste tipo de negócio, acontece frequentemente “Quer-se fazer tudo, sem saber fazer nada” (não há as competências adequadas na linha de comando, para um controlo multidisciplinar adequado. Geralmente nestas empresas os executantes raramente têm contacto com os quadros técnicos competentes da empresa, onde os trabalhos são conduzidos diariamente por técnicos menos qualificados para essa função – geralmente associados a coordenadores ou encarregados, sem a formação multidisciplinar e especifica adequada. O “saber fazer” não é o mesmo que “saber o que está está a fazer“, e esta pequena diferença interfere diretamente no resultado final dos trabalhos.
Uma Obra (Instalação) é um processo resultante de um somatório de ações que vão desde a Conceção da Obra, a sua Execução, a sua Manutenção e Exploração, com o Controlo adequado de todos estes processos durante a vida útil da instalação;
Por tudo isto quando se fala na Qualidade da Prestação de um Serviço temos de falar na capacidade de controlar todo o Projeto, desde a definição dos requisitos do Cliente, até à conceção e instalação, à sua exploração, passando pela sua implementação e manutenção.
Uma empresa que privilegie a sua Dimensão Tecnológica terá mais facilidade em controlar de forma integrada todos estes processos e garantir um bom resultado final aos seus Clientes. Se a sua capacidade tecnológica, definida pelo reconhecimento da competência dos seus quadros técnicos e pala sua cadeia de comando, for reconhecida, será nestas empresas manter um maior controlo dos processos com o objetivo de atingir os requisitos dos seus Clientes.
Uma Empresa com a Dimensão Tecnológica adequada pode garantir um Projeto na sua totalidade, desde a sua conceção, instalação e manutenção, até à sua exploração. Não há diluição de responsabilidades quando algo corre menos bem – há uma entidade responsável pela Qualidade Global do Projeto. É na minha opinião, sem dúvida, a melhor opção quando a opção é a Qualidade.
Mário Fernandes de Carvalho